top of page

River: acompanhe a capivara sonhadora que transmite mensagens positivas nas redes sociais

Foto do escritor: Gustavo Tamagno MartinsGustavo Tamagno Martins

Ilustração: Luis Gustavo Andrade Aguiar

Talvez você já tenha se deparado com essa simpática capivara em algumas tirinhas que circulam pelas redes sociais. Para quem não conhece, esse é o River (também chamado de Rivergo), um pequeno filhote de capivara muito curioso e sonhador, que está aprendendo a lidar com o medo e a ansiedade de uma forma positiva. A principal parceira de aventuras do personagem é sua mamãe Suly, que com muito amor ensina o valor das coisas mais importantes da vida.


Criação do designer e ilustrador paulista Luis Gustavo Andrade Aguiar, o personagem surgiu com o objetivo de divertir, motivar e resgatar nas pessoas o melhor delas. O projeto autoral iniciou há cerca de quatro anos, inspiração que veio através das conversas e observações feitas por Luis e pela esposa Camila: coisas simples que fazem muita diferença.


“Eu trabalhei muito tempo em São Paulo, na região de Alphaville, e eu e minha esposa sempre que íamos trabalhar, nós pegávamos muito trânsito, e nesse caminho o ônibus passava sempre pelas margens do rio. Como ele ficava muito tempo parado, a gente ficava sempre de frente para o rio. E uma dessas vezes, nós estávamos sentados no ônibus, e eu nunca tinha reparado que haviam capivaras na margem daquele rio. Eu até não sabia muito bem o que era uma capivara. Lembro que a primeira vez que eu vi. A capivara é um animal que pode ficar muito grande. Nós estávamos olhando a margem do rio e passou a mãe capivara com vários filhotinhos andando pelo gramado e eu fiquei super impactado, ‘nossa! Que animal diferente, não sabia que tinha aqui em São Paulo, na metrópole’. Fiquei apaixonado pela capivara, justamente por ela ter muito do meu perfil e da minha esposa, que somos muito calmos e discretos. A capivara parecia carregar exatamente essa personalidade e aí me identifiquei muito”, descreve Luis Gustavo.

Ilustração: Luis Gustavo Andrade Aguiar

O casal paulista que há menos de um ano está residindo em solo catarinense, mais especificamente em Florianópolis, percebeu o River como um porta-voz do que eles pensam, observam e conversam juntos. Aliás, o livro “Extraordinário” também inspirou muito para a autoria do conteúdo.


“A gente sempre observava na sociedade questões que são simples e coisas pequenas, mas que fazem muita diferença. Por exemplo, de manhã dar um bom dia para uma pessoa e perguntar como ela está, isso muda muito o dia dela, ou mesmo em um atendimento, a pessoa vai te servir um café, dependendo da conduta que você tem, se você agradece, se você é simpático, você percebe não só o retorno que você tem, mas o quanto você soma para aquela pessoa, no dia dela”, destaca.

Ilustração: Luis Gustavo Andrade Aguiar

A partir do momento que os cartoons começaram a ser produzidos e publicados nas redes sociais, já ganhou o coração de muitas pessoas. Aliás, a simpatia e as mensagens de River ultrapassaram a dimensão da internet. Já se tornou temática de aniversário, apoio educativo para professores e integrante de muitas famílias.


“Às vezes nós não temos noção do quanto podemos atingir as pessoas de forma positiva. É comum receber mensagens falando que gostam do conteúdo e que naquele dia estavam precisando ver aquela mensagem. Ganha um significado muito grande para nós, começamos a perceber que isso que fazíamos e criávamos ia muito além das redes sociais. É uma forma daquele conteúdo alcançar e cumprir o objetivo dele sem ser uma questão comercial”, comenta o autor.

Inclusive, ao longo do tempo, tem um público que tem se tornado fiel às publicações: psicólogas, psicopedagogas, pedagogas, psicanalistas e claro, as mães. Segundo Luis, esse nicho deve-se ao conteúdo abordado pelo personagem, com temas como psicologia positiva, educação, ansiedade e como lidar com os desafios da vida.


Fotografia: Alex Beserra Nicolau, divulgação

Na medida que ganhou a simpatia, os leitores começaram a se interessar por um livro que tivesse o personagem. Foi aí que Luis Gustavo e Camila reuniram o material e publicaram a obra “River – A beleza do simples”, em 2021. Como a Editora Asinha é de Portugal, o livro ganhou espaço também em outros países, como a Itália, a Espanha, os Estados Unidos e o Japão.


“Eu desenho e minha esposa sempre me deu ideias, principalmente para o livro, e reunimos esse trabalho que desenvolvemos juntos. Estamos trabalhando em novos formatos e novos livros em conjunto. Tem bastante coisa do River que está por vir em 2023 e 2024”, adianta.

Fotografia: Alex Beserra Nicolau, divulgação


 

COMO ACOMPANHAR O RIVER

As reflexões de River e sua mamãe Suly podem ser acompanhados no Instagram (@rivergo), no Facebook (@rivergoface) e pelo site (https://rivergo.art/). Inclusive, tem atividades infantis no site. É possível baixar o Jogo da Memória do River para imprimir e brincar e desenhos do River para colorir.




Comments


bottom of page