top of page

Poesia e Reflexão - 23/10/2023: Real ou virtual

Foto do escritor: Romila AmaralRomila Amaral


O mundo real e o virtual em alguns momentos se mesclam, mas é bem importante ressaltar que somos nós que escolhemos em qual deles vamos trilhar. Muitas pessoas se enganam, se iludem teimando em viver uma realidade paralela, abraçando-a como verdade. O virtual não tem fronteiras, vou ainda mais longe, nele não há limites, é possível fazer quase tudo na ampla rede que pode constituir uma mentira. Ao invés de preencher os espaços vazios da alma com as diversas possibilidades que a vida real apresenta, os seres humanos procuram atalhos por trás da tela de um aparelho celular, terreno fértil de decepções que alimenta farsas.


O mundo virtual tem alguns benefícios, visto que é mais fácil pagar as contas por meio de aplicativos sem precisar enfrentar as filas do mundo real. Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas, o perigo é quando utilizam as redes sociais para disseminar mentiras venenosas causando malefícios para os outros. Tem gente que vive uma vida inventada atrasando os próprios passos, destacando ainda mais a ideia de que as aparências enganam.


Na vida real os casais discutem, as mães chamam a atenção dos seus filhos, as pessoas comem comida requentada, esquecem dos seus compromissos, chegam atrasadas nos lugares, xingam no trânsito, discutem em família ou até mesmo com os vizinhos. Enfim, vivem uma vida normal, diferente da virtual, que tem ares de paz, mesmo com todas as turbulências e armas que possuem um potente poder de manipulação.

Comments


bottom of page