top of page

Poesia e Reflexão - 20/03/2023: Colhemos o que plantamos

Foto do escritor: Romila AmaralRomila Amaral


Quando alimentamos algum sentimento ruim a sensação é de que ele começa a ganhar força dentro de nós, até explodirmos e começarmos a proferir palavras que machucam tanto o próprio ser, quanto aqueles que estão ao redor. Sentimentos desagradáveis sufocam o coração que, abafado, vai calando a voz. Por isso, precisamos semear sempre o melhor de nós e não abrir espaço para gatilhos que possam despertar emoções que, quando acordadas, não são bem-vindas ao mundo externo.


Não regue a falta de amor, de respeito, de educação, porque elas podem se fortalecer e crescer. Quanto mais cuidar e cultivar, mais essas "faltas" vão se alastrar preenchendo o ser humano, tornando-o inconveniente, ao ponto de ninguém suportar a presença pelo fato do convívio não ser nada agradável. Quanto mais a pessoa insiste em beber na fonte da hostilidade para a matar a sede dos sentimentos ruins, mais ela caminha em direção ao fundo do poço da desumanidade, afinal de contas, nós somos as nossas atitudes.


A vida é breve demais para ficarmos gastando energia com sensações negativas e trocas de afetos sem fundamentos. Se é pra semear, que seja a leveza no olhar para uma melhor compreensão do mundo, a liberdade nos caminhos para que possamos alçar voos sem medo de ser feliz, e também muito amor no coração. É o que abastece a alma tornando as nossas ações mais humanas e justas.

Comments


bottom of page