top of page

Poesia e Reflexão - 17/04/2023: No aconchego do amor-próprio

Foto do escritor: Romila AmaralRomila Amaral

É indispensável respeitar a si mesmo procurando se abastecer de doses diárias de amor-próprio. Isso não é egoísmo, mas sim um ato de respeito mostrando que é possível e fundamental assumir o comando da vida. É preciso acreditar em si, na capacidade, não deixando que as fraquezas que habitam o ser humano comecem a falar alto, ao ponto de nos tornar prisioneiros dos medos que carregamos.


O amor-próprio é necessário, pois ele ajuda a desenvolver a personalidade de cada ser. Quando entendemos a importância e a grandeza de se amar e respeitar, não aceitamos menos do que merecemos. No momento em que compreendemos as nossas qualidades, defeitos, e passamos a aceitá-los, é sinal de que estamos evoluindo.


Quando cultivamos o amor pelo próprio ser, isso nos impulsiona a mergulhar nas profundezas da existência, deixando de lado as pessoas arrogantes e rasas, que por não nutrirem o melhor dos sentimentos dentro de si acabam não conseguindo se relacionar com os outros. Jamais aceite desaforos e grosserias, nada que teime em baixar a sua autoestima, pois ela é imprescindível e reflete em nossas atitudes.


Quando somos guiados pela autoconfiança passamos a vencer os desafios, empecilhos impostos pela insegurança. O ser humano precisa se fortalecer, mas antes de tudo, se aceitar. O amor-próprio pode levar ao sucesso, pois sentir apreço por si mesmo é um dos pilares que sustenta as nossas ações abrindo portas para relacionamentos saudáveis e seguros.

Comentarios


bottom of page