top of page

Poesia e Reflexão - 14/08/2023: O que o dinheiro não compra

Foto do escritor: Romila AmaralRomila Amaral


Existem bens que não ficam expostos em vitrines esperando para que em um momento de necessidade possam ser adquiridos. É impossível pagar para obter as maiores riquezas que um ser humano pode ter. Por exemplo, não existe valor que pague pelo caráter perdido, é muito fácil se corromper, se deslumbrar cometendo erros, o difícil é recuperar a confiança e os respeito das pessoas. Uma vez que a índole é manchada, não tem tinta que faça voltar a ter os mesmos traços que antes. O caráter é um bem precioso, quem realmente possui, não vende.


Têm situações que não conseguimos controlar, hoje estamos bem, porém amanhã o destino com os seus arranjos pode pregar alguma peça capaz de tirar a vida dos trilhos. Com dinheiro é possível pagar um plano de saúde, mas a saúde em si, jamais. Você pode ter grana para estar nos melhores hospitais e fazer os tratamentos mais caros, no entanto é algo que foge do controle, se o corpo não reage, não há dinheiro que o abasteça de forças para seguir lutando. Pode até prolongar a existência, mas ninguém quer somente existir, as pessoas querem viver.


Falando em vida, não tem nada neste mundo que possa pagar por ela, não há nota que estenda o nosso viver neste plano. Nascemos com um prazo de validade, a morte não aceita negociações. Ela simplesmente chega sem pedir licença, não avisa o dia, o que fica mais difícil para tentar articular alguma proposta.


Caráter, saúde e vida, três bens preciosos que o dinheiro não compra, são fundamentais, o que prova que a verdadeira riqueza não está dentro da sua carteira, mas sim no próprio ser, intrínseca em cada um de nós.

Comments


bottom of page