top of page

Poesia e Reflexão - 07/08/2023: Simplesmente abrace

Foto do escritor: Romila AmaralRomila Amaral


As palavras são importantes e poderosas. Podem emocionar, motivar, acariciar, mas também magoar, destruir e sufocar. São embaladas pelo tom da voz, que faz muita diferença na hora em que uma pessoa se expressa. O fato é que existem momentos em que as palavras não são suficientes, é preciso gesto, atitude, formas de criar uma conexão com aquele que por algum motivo precisa de um estímulo, e é aí que entra em cena o abraço.


Abraçar é quebrar barreiras, é uma troca de energias, um contato necessário, uma demonstração de afeto que cruza as fronteiras da palavra e até mesmo do próprio silêncio. Cabe um mundo dentro de um abraço, é como se estivéssemos protegidos, minimiza a ansiedade, dá forças para enfrentarmos os nossos medos, é remédio para a saúde física e mental.


O abraço expressa sensações que a gente nem imagina. Sentimentos que ficam guardados como se estivessem adormecidos, os quais nem mesmo a suavidade das palavras consegue despertar. O abraço acalma, como se os problemas sumissem por alguns segundos, minutos. O ato de abraçar ressalta a ideia de união, de conexão.


O abraço revela o que a palavra não diz. Promove a empatia, através dele conseguimos nos colocar no lugar do outro. Toca as profundezas da alma, acalma o coração de forma que os batimentos cardíacos trocam de ritmo eternizando lentamente o momento. É possível se perder e se encontrar dentro de um abraço. Por isso, quando a palavra não for suficiente, abrace.

Comentarios


bottom of page