Com a proposta de preservar e difundir um dos mais emblemáticos gêneros musicais brasileiros, a Oficina de Choro da Serra Gaúcha chega a Caxias do Sul (RS). As atividades gratuitas serão realizadas no Sesc Caxias do Sul, com início em 8 de março e término em 8 de outubro. Tendo como um dos idealizadores o violonista e proponente Zeca Duarte, o projeto é um marco na valorização cultural da região e na formação de novos artistas e apreciadores do choro.
Serão oferecidas aulas de Introdução ao Choro, Composição, Harmonia, Instrumentos de Solo, Instrumentos de Base, Percussão e Prática de Conjunto, com uma hora de duração. Ao todo, o projeto disponibilizará 180 vagas, distribuídas entre as sete oficinas. As inscrições devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário, disponível de 01 até 23 de fevereiro.
Duarte, que há anos sonhava em unir música e educação em um projeto com essa abrangência, destaca a relevância cultural da iniciativa: "O choro é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Por meio desse trabalho, queremos levar a arte e a cultura a todos, promovendo o ensino desse gênero e fomentando a formação de novos grupos, de criações autorais e de um público mais engajado com a música popular do Brasil", afirma.
As oficinas de Composição, Harmonia e instrumentos requerem que os participantes tenham conhecimento musical básico. Já a oficina de Introdução ao Choro, direcionada a iniciantes, não exige experiência musical prévia.
Ainda, um dos pontos altos do projeto será a oficina de Prática de Conjunto, que promoverá a integração entre os participantes. “Essa oficina deve culminar em uma mostra ao final das 29 semanas de aulas, apresentando tanto clássicos do choro quanto produções autorais dos alunos. Queremos que os participantes se sintam à vontade para criar e interpretar, levando adiante a tradição do choro", explica o proponente.
Além das oficinas, o projeto também incluirá a produção de um mini documentário, registrando os momentos mais marcantes da jornada. O objetivo é perpetuar o legado do choro e destacar a importância desse gênero na cultura brasileira.
O projeto Oficina de Choro da Serra Gaúcha é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Pró-Cultura RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura e Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. O Apoio Cultural é do Sesc Caxias do Sul, com produção cultural de Karine Silva e Uyara Camargo e a coordenação das oficinas é de João Seben.
Confira o calendário das oficinas:
Sábados (de 08/03 a 04/10)
Oficina de Composição:14h
Oficina de Harmonia: 14h
Oficina de Instrumentos de Solo: 15h15
Oficina de Instrumentos de Base: 15h15
Oficina de Instrumentos de Percussão: 15h15
Oficina de Prática de Conjunto: 16h30
Quartas-feiras (de 12/03 a 08/10)
Oficina de Introdução ao Choro: 16h
Local: SESC Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2.462, Bairro Pio X)
Inscrições: preencha o formulário disponível nesse link.
Acompanhe as novidades no perfil da Oficina de Choro da Serra Gaúcha no Instagram: @oficinadechorodaserragaucha
Comments