Se é verdade que para garantirmos um futuro melhor precisamos olhar hoje para as crianças, como tornar esse ideal uma realidade? Com papel, caneta e comprometimento. Em outras palavras, estudando. É para cumprir essa nobre missão que o projeto “Quem ama se orienta” acaba de lançar seu curso online. Criado pela psiquiatra Cristina Conte e pela psicóloga Daiane Gava, trata-se de uma proposta de prevenção e intervenção precoce em saúde mental na infância, com o objetivo de preparar crianças e pré-adolescentes para os desafios do mundo atual.
Desde 2023, a dupla alcançou mais de 1,5 mil pessoas em diversas palestras realizadas. Agora, o curso online chega como uma oportunidade de ampliar o acesso à informação e transpor barreiras. As aulas baseiam-se nos mais recentes estudos científicos e longa experiência de atendimento clínico, com conteúdos e ferramentas sobre saúde mental direcionadas à rede de proteção das crianças, como mães, pais, professores e profissionais da saúde. De caráter teórico e prático, o método é dividido em 3 pilares: reconhecer, acolher e reconduzir.
A psiquiatra Cristina destaca que, segundo pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), 75% dos transtornos mentais dos adultos têm origem na infância. “Não podemos negligenciar o quanto a boa ou a má formação dos nossos filhos impactará ao longo das suas vidas, por conta da vulnerabilidade do neurodesenvolvimento biológico, emocional e cognitivo em formação, altamente sensível. Quando nos dedicamos a bem educar, toda a sociedade ganha. Precisamos assumir esse compromisso e nos empenhar a cumpri-lo com excelência, ao mesmo tempo exercendo-o com leveza e alegria. É possível”, declara.
Para a psicóloga Daiane, o curso online foi construído para se encaixar na rotina intensa de uma família. “Sabemos que cada minuto é precioso. Por isso, nosso curso une profundidade e praticidade. Após assistir, já será possível aplicar o conhecimento adquirido. Há aulas sobre o reconhecimento de feridas da infância dos pais, autorresponsabilidade, neurociência e o cérebro infantil, identificação de sinais de alerta, como lidar com comportamentos desafiadores, rotina, comunicação e até a importância de um casamento saudável”, explica.
Entre os bônus exclusivos, estão aulas complementares com profissionais reconhecidos de diversas áreas com o intuito de potencializar os aprendizados. Os assuntos abordados são espiritualidade e saúde mental, compreensão de conflitos e construção de vínculos, proteção dos filhos em caso de separação, relações parentais saudáveis e os processos de aprendizagem, família e escola na missão de cuidar, e a conexão entre alimentação, comportamento, imunidade e estresse.
O investimento para adquirir o curso “Quem ama se orienta” é de R$ 597, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes. O acesso às aulas tem duração de um ano. Estão inclusos ainda encontros via Zoom até o final de 2024, grupo no WhatsApp, aulas complementares, PDF das aulas e atualizações. Para acompanhar os conteúdos no Instagram, o perfil é @quem_amaseorienta.
As idealizadoras
Cristina Conte é médica graduada pela UCS, especialista em Psiquiatria pela PUCRS - Hospital São Lucas e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFRGS - Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Possui mais de 20 anos de experiência em consultório clínico. É esposa do Gustavo e mãe da Cecília e da Beatriz.
Daiane Gava é psicóloga graduada pela UCS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo WP Centro de Psicoterapia e especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência pelo Instituto Vilaelo. Há mais de 15 anos realiza atendimento psicológico. É esposa do Daniel e mãe do Arthur.
Comments