O Concerto de Moda da Serra Gaúcha (CMSG), que ocorreria em junho, com foco nas temporadas de outono e inverno, foi transferido por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no segundo trimestre. A boa notícia é que a 3ª edição do evento já tem data para levar moda, arte e cultura a Caxias do Sul: 4, 5, 6 e 8 de novembro.
Em 2024, o Festival CMSG busca construir e constituir debates e reflexões acerca dos processos migratórios, entrelaçado à celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a serem completados no ano que vem. O objetivo, de acordo com o criador do evento, Raul Cardoso, é construir novos capítulos da história da Serra Gaúcha.
“Caxias do Sul é o retrato de um Brasil rico em diversidade migratória. Como em todo país, a nossa história e a nossa identidade são marcadas por muitas camadas e muitas narrativas. O papel da moda é, também, evocar essas camadas e dar visibilidade para narrativas por vezes negligenciadas pelos registros históricos”, destaca ele.
Raul menciona que a imigração é o ponto de partida para um rico diálogo artístico e social, que promete trazer muitas discussões ao público. “Mergulhar nas histórias da nossa história e destacar a nossa identidade cultural e criar vínculos com aquilo que é produzido aqui. Essa é a ideia. Assim, o Festival CMSG se propõe a dialogar com a história dos imigrantes. Sabemos que o público está ansioso para a próxima edição e esperamos a participação de cidadãos de diversas cidades e contextos sociais, muito além dos trabalhadores da indústria da moda”, complementa.
O Festival CMSG será oficialmente aberto em 4 de novembro, às 17h30, no Monumento Nacional ao Imigrante (BR-116, 40, Petrópolis). O encerramento será no dia 8, a partir 21h, no Parque Cinquentenário (avenida Júlio de Castilhos, 164, Cinquentenário).
Confira a programação completa do 3º CMSG:
4 de novembro
Abertura do 3º Festival CMSG
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante
Abertura da exposição fotográfica "Limites do tempo"
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante
Coordenado por Débora Camassola, o curso Fashion Creator, ofertado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em parceria com o Festival CMSG, encerrou a formação por meio dos editoriais de moda fotografados por Vanessa Tonietto. Após a leitura do Relatório Brasil 2040, os estudantes refletiram e criaram imagens que representam memórias, tecem críticas e promovem reflexões a partir dos registros fotográficos. A exposição estará em um local que convida o público a pensar sobre as marcas do tempo.
Conferência de Moda da Serra Gaúcha
Tema: Moda e Decolonidades - caminhos para a sustentabilidade
Horário: 20h
Local: UCS (auditório do Bloco J)
Ingresso: entrada gratuita, com retirada de bilhetes via Sympla (sugere-se a doação de materiais escolares)
Dividida em dois momentos, a Conferência de Moda inicia com o Cacique Alexander, da Aldeia Kaingang de Farroupilha, que será entrevistado. Após, o estilista Maurício Duarte, um dos maiores nomes da moda autoral brasileira na atualidade, faz a sua palestra com o tema Moda e Decolonidades - caminhos para a sustentabilidade.
6 de novembro
Desfile Antes de Todos, Nós
Marcas confirmadas: Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff Atelier, Atelier Lôla Salles, Ana Dotto Atelier.
Horário: 17h30
Local: Monumento ao Imigrante
Trilha sonora por: Oderiê
A moda sob medida e os fazeres artesanais dos povos originários compartilham uma profunda conexão, valorizando o tempo, a habilidade manual e a relação entre criador e obra. Para os povos originários, a confecção de vestimentas carrega significados culturais e espirituais, transmitidos de geração em geração. Assim como eles respeitam os materiais e o meio ambiente, a moda sob medida busca práticas sustentáveis, inspirando-se em técnicas ancestrais e artesanais. Ao unir essas tradições, reforçamos uma moda consciente, que celebra a diversidade e resiste ao consumo desenfreado, valorizando o tempo, a história e a essência de cada peça. Ocupar o Monumento ao Imigrante e se reportar aos povos originários é dar reconhecimento à parcela da história por vezes esquecida, usando a moda para ecoar essas páginas e convidar o público à reflexão e ao reconhecimento das origens mais antigas. Em caso de chuva, o desfile será transferido para 7, 11 ou 12 de novembro.
8 de novembro
Desfile Marcas do Tempo
Marcas confirmadas: Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa
Horário: 17h30
Local: Parque Cinquentenário
O desfile Marcas do Tempo celebra as grandes marcas da Serra Gaúcha, que carregam a tradição e a qualidade da indústria da moda local para o mundo. Nele, a moda é representada como uma narrativa contínua, onde cada coleção reflete a história e a evolução da região. As peças destacam a habilidade e a inovação que caracterizam as marcas locais, mostrando como a moda pode ser um veículo de memória cultural e identidade. Em caso de chuva, o desfile será transferido para 9 ou 10 de novembro.
Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda
Horário: 20h
Local: Parque Cinquentenário
A obra traz uma abordagem inovadora ao transformar a estética da passarela dos grandes desfiles de moda em seu palco principal para o manifesto da arte e da moda. Com trilha sonora envolvente, construída pelo beatmaker Zero ao lado de músicos, que se integra perfeitamente com a pesquisa de movimento dirigida pela coreógrafa Paula Giusto. Oito bailarinos exploram e ressignificam as passarelas, utilizando a combinação das linguagens artísticas da música e da dança para criar um espetáculo único e inovador. O número também visa proporcionar ao público uma experiência sensorial e artística única, destacando a moda como uma forma de arte e expressão cultural, além de promover o intercâmbio entre diferentes formas de arte.
Este espetáculo é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio cultural da Petenatti S/A Indústria Têxtil
Desfile Solo
Horário: 20h
Local: Parque Cinquentenário
Integrado ao Espetáculo Cênico-Musical do CSMG, o desfile volta os olhos para o que “nasce no nosso próprio chão”. Ele celebra as marcas autorais como frutos do que é produzido aqui, a partir da economia criativa. Inspirado pelo cultivo, uma prática que atravessa a história de sobrevivência e identidade dos habitantes da região, desde os povos originários até os imigrantes, o desfile coloca em evidência o trabalho dos designers locais que cultivam suas criações com autenticidade e paixão. Cada peça apresentada é uma expressão da efervescência cultural e criativa da Serra Gaúcha, refletindo a riqueza e a singularidade locais.
Desfile Terra à Vista
Horário: 21h
Local: Parque Cinquentenário
Terra à Vista é um grito de esperança que conduz o público diretamente para o universo dos brechós e do upcycling que, dentro da indústria da moda, representam uma visão de futuro sustentável. Esse desfile destaca as marcas que, com ética e estratégia de cuidado, reimaginam a moda por meio da reutilização e reinvenção de peças, promovendo um consumo consciente e responsável. Ao trazer à tona a importância de uma moda que respeita o planeta, Terra à Vista reflete o compromisso com a sustentabilidade e com um modelo de indústria que cuida do meio ambiente, valorizando cada história contada por suas roupas. A ação tem trilha sonora produzida por DJ Zero e também marca a festa de encerramento do Festival CMSG.
Festa de encerramento "Sem Caô"
Horário: 21h à 0h
Local: Parque Cinquentenário
Direto das mais empolgantes noites caxienses, os produtores Zero e Odra trazem a Sem Caô para o encerramento do Festival CMSG. É na noite, em meio às festas e onde o povo tem a oportunidade de se encontrar, que a moda, a cultura e a diversidade ocupam o mesmo espaço. E assim, no pique dos rolês, o CSMG chega ao fim.
Sobre os acessos:
Os ingressos para todas as atividades serão gratuitos e poderão ser retirados online, via Sympla, através do Link que estará disponível no perfil do Instagram do @concertodemoda a partir do dia 11 de outubro, próxima sexta-feira.
Comentários