Talvez me acusem de ser um otimista exagerado, mas faço parte do time de pessoas que costuma procurar o lado bom das coisas, mesmo que elas pareçam não ter. Diria que sou um realista esperançoso. Um sonhador que procura ter os pés no chão. Nós todos temos problemas, mas o que nos diferencia, de fato, é como os tratamos. O modo como encaramos a vida e como lidamos com os contratempos que nos distinguem. É sobre sentir sentimentos negativos, mas não deixar se dominar por eles. É sobre perceber que a vida é cheia de desafios, mas que eles podem representar muitas oportunidades.
Recebi um coração amarelo do Doe Sentimentos Positivos, mais um dos projetos maravilhosos criados pelo Instituto Flávio Luis Ferrarini. Nele justamente havia uma frase sobre isso. Não foi em vão. “Quando mudamos a forma de ver as coisas, as coisas mudam de forma”, vinha escrita à mão, numa das formas mais humanas. Lembrei das vezes que reclamei dos dias chuvosos e das situações difíceis que precisei passar. Na medida que amadurecemos, paramos de queixar-se e passamos a perceber o quanto somos ingratos.
Com a maturidade, aprendemos a valorizar a nossa paz interior. Nós procuramos descomplicar - ou pelo menos não complicar mais. Entendemos que quase nada está totalmente sob nosso controle. Viemos de tantas tempestades que aprendemos a dançar na chuva. Também compreendemos que não podemos controlar aquilo que os outros nos fazem, mas podemos decidir como reagimos a isso. Até mesmo as pessoas mais complicadas têm o seu lado bom de ser. Até mesmo eu, conhecedor de tantos defeitos meus e um auto crítico feroz, preciso perceber o meu lado bom.
Ultimamente, eu tenho substituído o “por que isso está acontecendo comigo?” por “o que isso está tentando me ensinar?”. Talvez não fosse o que eu gostaria, mas era o que eu precisava para aprender um pouco mais naquele momento. O poder de escolha é nosso. Cabe a cada um de nós escolhermos como vamos olhar para cada situação. Enquanto tanta gente foca nos espinhos, procuro me atentar às flores. Sempre há outra forma de ver a vida.
댓글