Impossível falar em girassóis e não lembrar da obra do pintor Vincent Van Gogh, o mesmo autor da magnífica “A Noite Estrelada". E geniais como as pinturas do holandês, também são as ilustrações feitas pelo cartunista iraniano Alireza Karimi Moghaddam, em homenagem a Van Gogh, que misturam a vida e a obra do pintor. As que mais me chamaram a atenção foram aquelas em que o artista aparece andando de bicicleta ou tocando violino no meio de campos de girassóis. Apesar de também procurar expressar os transtornos psicológicos e alucinações de Van Gogh, as pinturas revelam toda a leveza, sensibilidade e encantamento que ele tinha.
E esse encantamento ao apreciar essas obras de arte é o mesmo que tenho quando cruzo com pessoas iluminadas. Elas chegam de mansinho e, assim como o sol, terminam com qualquer escuridão que possa ter em nós. Elas exalam uma energia tão boa mesmo de longe. Essas pessoas-luz reconhecem que o que torna o ser humano realmente belo é a sua alma e o seu coração. Radiantes, elas sabem ser luz, mas não para se sobressair entre os outros, e sim, para alumiar quem a rodeia. Muito mais do que brilhar, elas iluminam. Mesmo cercadas de pessoas nubladas, elas tornam a vida mais colorida.
Gosto de comparar as pessoas-luz com os girassóis por toda a positividade que transmitem e por se tornarem lindas pela luminosidade que carregam. Assim como os girassóis, as pessoas iluminadas caminham sempre em direção à luz e nos ensinam a ter esperança de que depois da chuva o sol sempre volta a raiar. E existe ainda outra particularidade dos girassóis que é incrível. Em dias nublados, quando não há a luz solar, eles não esmorecem. Eles se viram uns para os outros e compartilham entre si as suas próprias energias. Eles não têm o sol todos os dias, mas têm uns aos outros.
Em meio a tantas plantas espinhentas, que saibamos florescer girassóis. Em meio a tantos que espalham trevas, que a gente se permita ser pessoas-luz. E além de nos iluminarmos, uns aos outros, que também possamos aceitar a luz divina como um resplandecente guia para o nosso caminho.
Comments