Com certeza, o título dessa crônica renderia um livro que se tornaria muito procurado. Talvez você mesmo tenha iniciado a leitura só porque quer descobrir qual é o segredo da felicidade. Bom, já te adianto que não listarei aqui meia dúzia de coisas que você deve fazer para ser feliz. Aliás, se você quiser desistir desse texto, ainda dá tempo, porque isso você pode encontrar em best-sellers por aí. Aliás, o que mais vende são livros com receitas para se tornar feliz, como se os ingredientes e os modos de preparo fossem iguais para todo mundo. Essa grande busca pela fórmula da felicidade só reflete o que nossa sociedade se tornou: infeliz, insatisfeita e ingrata. E pessoas assim machucam as outras e tornam os ambientes completamente hostis.
Nos tornamos pessoas mimadas, justamente porque temos a ilusão de que tudo precisa ser feito da forma que desejamos. Ficamos impacientes se não tiver Wi-Fi no lugar que estivermos. Buzinamos bravos quando o carro da frente não acelera assim que o semáforo fica verde. Reclamamos e perdemos o nosso humor quando algumas situações fogem do nosso controle, porque focamos no que não saiu conforme o planejado, e esquecemos que temos tanto a agradecer e a comemorar.
Em uma entrevista que concedeu ao programa Provocações, em 2011, o escritor e educador Rubem Alves ensinou que a felicidade nunca vem de coisas grandes, mas de pequenos momentos de alegria. Conforme ele, não existe felicidade, mas sim, o que existe são momentos felizes. Exemplificou com a sensação de estar debaixo de um chuveiro quente tomando aquele banho ou de fazer xixi quando estamos com vontade. “Que felicidade fantástica! A gente não presta atenção nisso”, prosseguiu ele. “A vida não é uma causa perdida porque as coisas essenciais a gente encontra a cada momento, se a gente souber prestar atenção”, finalizou.
Procuramos tanto quantificar a felicidade, pois achamos que somos ou seremos felizes na medida do que possuímos. Nos tornamos insatisfeitos pela falta daquilo que ainda não temos, por querer sempre mais, como se a felicidade dependesse disso para entrar e se fazer presente em nossas vidas. Já que você insistiu em chegar junto comigo até o final, você merece saber o segredo da felicidade. É o seguinte, meus caros: necessitamos de tão pouco para sermos realmente felizes. O problema é que precisamos de muita maturidade e experiência para entendermos isso. Quando a gente percebe essa sequência de alegrias, nos damos conta de que o segredo da felicidade é bem mais simples do que imaginávamos. Somos felizes e ainda não tínhamos notado.
Comments