Diante de tantas tragédias e calamidades que entristeceram a semana, uma sequência de fotos que pipocou nas redes sociais nos últimos dias chamou a minha atenção (e ganhou o meu coração). O fotógrafo holandês Dick van Duijn registrou o momento encantador em que um esquilo cheira uma florzinha amarela. As imagens foram feitas na Áustria e retratam uma cena que transmite a paixão do esquilo pela flor (clique aqui e veja mais fotos).
Um artista, criador do River, uma capivara sonhadora que transmite mensagens positivas na internet, contou em uma entrevista que me concedeu recentemente que ele e a esposa gostam de apreciar a beleza do simples, dos pequenos momentos que surgem no dia a dia. “Se deixar, ela fica mais de 30 minutos admirando as flores que encontramos pelo caminho”, confidenciou-me. Aliás, foi num desses momentos de contemplação que eles observaram uma capivara com seus filhotes na beira da estrada, o que o inspirou para dar vida ao personagem em cartoon.
Em um mundo com tantas informações simultâneas, acabamos nos distraindo fácil com futilidades e esquecemos de apreciar a vista. Entramos no piloto automático e perdemos a sensibilidade de olhar para o lado. Ignoramos as flores que encontramos pelo caminho porque estamos preocupados em chegar ao destino. Não percebemos as sutilezas que moram logo ali, ao nosso redor. Nos atentamos tanto ao mapa que nos direciona, mas não admiramos o percurso e não apreciamos a jornada.
Apreciar a jornada requer olhar com carinho e atenção para todos os lados. Para frente, logicamente, para prosseguimos rumo aos nossos objetivos. Olhar para os lados para ajudar quem precisa de nós e ainda contemplarmos as nuances da vida. Olhar para trás para perceber o quanto já superamos e evoluímos. E, óbvio, olhar para dentro a fim de nos conhecermos melhor e tornarmos a vida mais leve. Que possamos curtir mais as etapas do trajeto e nos permitirmos parar e cheirar flores amarelas que surgirem por aí.
Kommentare