Start no novo ano. Últimos dias de férias com uma viagem em família para desacelerar. Em uma contemplação da cidade, no terraço, com direito à vista dos prédios e da Lagoa do Violão, minha irmã surgiu com o pedido. Ela queria que fôssemos ver o nascer do sol. A alegação deixou todos quietos por um momento. "A vida é um sopro, precisamos aproveitar", disse ela. E ainda citou um trecho da canção do Charlie Brown Jr.: “a vida só gosta de quem gosta de viver”. Tive que concordar com ela. Realmente, passa tudo tão rápido.
Geralmente, estamos acostumados com a correria do dia a dia e acabamos vivendo no piloto automático, fazendo sempre as mesmas coisas. Seguimos o mesmo roteiro todos os dias. E assim acabamos deixando de lado os nossos sonhos justamente pelo medo do desconhecido. Por não saber o que podemos encontrar lá na frente, deixamos de nos arriscar. E a vida se torna monótona, sem emoções e nem aventuras.
O escritor e palestrante canadense Robin Sharma tem uma frase de impacto que nos faz avaliar se estamos somente seguindo o fluxo e empurrando a vida com a barriga. É a seguinte: “não repita o mesmo ano 75 vezes e chame isso de vida.” A vida é tão curta para não experimentarmos coisas novas. Não podemos perder a chance de inovar e fugir da mesmice. Apesar da acomodação que nos dá, ficar na zona de conforto também nos deixa exaustos com a monotonia de dias iguais e da mesma escolha sempre.
A sensação de fazer algo pela primeira vez é maravilhosa. Seja por conhecer um lugar novo ou experimentar a culinária daquele restaurante diferente que abriu na cidade. Seja por aprender um outro idioma ou ler um livro de um gênero inédito para nós até então. A gente nunca sabe o que a vida pode nos proporcionar. Podemos nos surpreender com as oportunidades que surgem (se agarrarmos). Viver é arriscar-se. Viver vai além de um coração batendo. Viver é sentir com intensidade. Viver é atravessar barreiras para realizar sonhos. Viver é se entregar com tudo no que for fazer. Viver é aproveitar ao máximo cada momento. Viver é estar de peito aberto para novas experiências. Viver é muito mais do que apenas existir.
Comments