Durante uma visita à fábrica do cliente acompanhando colegas jornalistas, a frase de uma delas desencadeou toda uma conversa, que parecia até roteirizada por ser pronunciada no ambiente em que são produzidas roupas de cama. “O meu dia só começa depois que eu arrumo minha cama”, disparou a primeira. Teve outra que confidenciou que o ato de arrumar a cama de manhã se tornou hábito só depois da pandemia, quando precisou trabalhar em casa. Uma senhora que veio de outra cidade para buscar edredons se juntou ao papo e revelou ser regra como a motivação para começar o dia com o “pé direito”.
Curiosamente, muitas pesquisas e estudos apontam que o costume de arrumar a cama ao acordar transmite uma série de benefícios para a saúde física e mental de quem pratica esse hábito diariamente. Desde o efeito dominó de hábitos positivos durante o dia até dormir melhor. Sem falar que o ato de arrumar a cama inspirou até mesmo um livro, que ensina valiosas lições de liderança, perseverança e superação.
Em tempos de tantos segredos “revelados” para se tornar uma pessoa feliz e bem sucedida - como se houvesse uma receita ou fórmula mágica para isso - podemos começar por arrumar a nossa cama. Óbvio, não é regra. Talvez muitos vão me entender, mas a sensação de ver a cama arrumada depois que levantamos e sempre que passamos pelo quarto é maravilhosa. Creio que nem seja uma mania de organização, mas uma forma de comprovar que, de pouco em pouco, podemos muito (até mesmo quando tomamos banho e escovamos os dentes). Nunca se falou tanto em estresse e nunca se cobrou tanta produtividade como agora. E arrumar a cama já vale como o primeiro desafio do dia cumprido com sucesso. Não quer dizer que os demais serão tão fáceis assim, mas precisamos partir do nível easy, né?
Das diversas tarefas (e adversidades) da vida, arrumar a cama é uma daquelas que está sob nosso controle. E quando passamos a administrar o que podemos controlar nos tornamos mais pacientes e fortes para encarar o incontrolável e o imprevisível. E isso nos acalma na hora que abrimos as portas e precisamos enfrentar esse mundo caótico e desordenado aí fora. Quando estamos em paz com nós mesmos nada nos abala, pois sabemos que ao voltarmos para casa a nossa cama estará arrumada e o nosso lar (lê-se coração) organizado. Antes de tentarmos mudar o mundo, vamos começar arrumando a nossa cama. E isso já fará muita diferença.
Comments