Além de espetáculo teatral apresentado e shows com oito atrações locais e regionais, entre os dias 14 e 17 de novembro, o 4º Caxias Soul Duetos, circuito de arte e música realizado em Caxias do Sul (RS), será marcado por diversas atividades gratuitas de capacitação durante o mês de novembro.
A próxima ação será um workshop na quarta-feira, dia 13 de novembro, às 19h30, no Teatro do Sesc Caxias do Sul. Como artistas convidados, estão o guitarrista caxiense Sasha Z e o músico Márcio Petracco, multi-instrumentista, cantor e compositor de Porto Alegre, que fez parte de bandas como TNT e Cowboys Espirituais e, atualmente, toca no Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, Tenente Cascavel e Graxelos. Sasha dará dicas para chegar no melhorar o timbre e como construir solos, além de falar sobre suas influências e experiências profissionais. Petracco explanará sobre multi-instrumentalismo, debatendo sobre construção e regulagem.
Já a palestra “Sonar Musical”, com o produtor musical e executivo Sandro Roncato e o produtor cultural Cristiano Storniolo, será na terça-feira, dia 19 de novembro, às 19h30, no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Eles trarão estratégias de gestão relacionadas a direção artística, identidade visual de marca, artista ou banda, definição de repertório e público, assessoria de imprensa, agendamento de shows e registro editorial. O projeto Sonar Musical tem o objetivo de fomentar o mercado musical por meio de palestras, oficinas, cursos e eventos, além da gestão artística e direcionamento de carreiras.
Nos dias 20 e 21 de novembro (quarta-feira e quinta-feira), o visagista, produtor e diretor criativo Pepe Pessoa estará às 19h30, no Sesc Caxias do Sul, falando sobre “Identidade visual: do figurino ao cenário”. No primeiro encontro, abordará temas como introdução à identidade visual, direção de arte, importância das cores e planejamento da produção artística. No segundo dia, falará sobre layout e moodboard, briefing de projeto e planejamento para cenografia e figurino.
Após, haverá palestra com o advogado e pesquisador Mousés Stumpf na terça-feira, dia 26 de novembro, às 19h30, na FSG, com o tema “Direito e cultura na sociedade da complexidade”. Stumpf falará sobre a dimensão comunicativa plural e diversa da cultura, enquanto direito fundamental e princípio de liberdade. Também abordará culturalismo jurídico e relação institucional junto a órgãos públicos e políticas culturais, entre outros assuntos.
Já a participação de Ilton Carangacci, que atua na área de agenciamento de carreiras artísticas e produção de eventos, será na quarta-feira, dia 27 de novembro, às 19h30, na FSG. Ele trará soluções para autogestão de artistas independentes e orientações aos interessados em ingressar na atividade de empresários e produtores no setor do show business.
Encerrando a programação de capacitação, será promovido workshop com Zé Natálio, produtor musical e baixista da banda Papas da Língua, na quinta-feira, dia 28 de novembro, às 19h30, na Escola de Música da UCS. Tendo experiência em projetos com nomes como Nei Lisboa, Bebeto Alves e Itamar Assumpção, entre outros, Natálio irá explanar e comentar experiências importantes sobre funções e fundamentos do contrabaixo, citando grooves, timbragem, punch e definição do instrumento.
Para o idealizador do Caxias Soul Duetos, Jorge de Jesus, esses eventos ministrados por diversos profissionais sobre suas áreas de atuação são oportunidades muito importantes para troca de experiências. “Acredito que trazer informação dentro de um projeto que prestigia várias atividades artísticas tem grande validade para o crescimento profissional dos participantes. Isso vem ao encontro das necessidades técnicas, teóricas e intelectuais, abrindo a possibilidade para que o meio artístico amplie sua capacidade de atuação no mercado”, aponta.
Anteriormente, em outubro, já foi realizada uma oficina de iluminação cênica, com o designer Osvaldo Perrenoud, que reuniu cerca de 50 pessoas em duas turmas com lotação esgotada.
Comentarios